terça-feira, 3 de dezembro de 2013

A galinha ruiva



livrão feito em papel cartão com ilustrações toda em forma de círculos. 


A galinha ruiva


Era uma vez uma galinha ruiva que vivia com seus filhos, três lindos pintinhos, em uma bela casa no campo.


Um dia, ao sair para passear, a galinha ruiva encontrou um grão de trigo e disse: “vou plantá-lo, e nascerá um belo pé de trigo”.


Nisso passavam por ali seus três amigos, o macaco, o papagaio e o cachorro, e a galinha perguntou:
“Quem vai me ajudar a plantar o grão de trigo?”.
“Eu não”, disse o macaco.
“Nem eu”, disse o cachorro.
“Eu também não”, respondeu o papagaio.
 “Pois eu mesma plantarei”.

Após alguns dias, a semente germinou, e o pé de trigo cresceu, dando uma linda espiga.



A galinha perguntou ao macaco, ao cachorro e ao papagaio:
 “Quem vai me ajudar a colher o trigo?”.
“Eu não”, respondeu o macaco.
“Nem eu”, disse o cachorro.
“Eu também não”, respondeu o papagaio.


A galinha ruiva colheu o trigo e levou ao moinho, para que o moleiro transformasse seus grãos em farinha.


Retornando para casa, encontrou o macaco, o cachorro e o papagaio.
A galinha ruiva perguntou:
“Quem quer me ajudar a fazer o  pão?”
“Eu não”, disseram os três.


E então ela misturou a farinha ao óleo, a agua ao sal, o fermento a massa e deixou-a crescendo, quando apareceram os três malandros para rir da galinha que já estava cansada de tanto trabalho e pediu se alguém ajudaria a assar os pães.
E todos disseram ao mesmo tempo:
“Eu não”.


A galinha ruiva pôs os pães no forno e, enquanto assavam, pôde descansar. Assim que os pães ficaram assados, colocou-os na janela para esfriar, enquanto os pintinhos não viam a hora de comer.


O cheiro do pão fresco atraiu o macaco, o cachorro e o papagaio, que vieram correndo. A galinha então perguntou:
“Quem quer me ajudar a comer o pão?”
“Eu quero”, respondeu o macaco.
“Eu também quero”, disse o cachorro.
“Eu também”, respondeu o papagaio.


Então a galinha ruiva disse:
“Vocês não quiseram ajudar-me a plantar, colher e levar o trigo para moer, e também não quiseram me ajudar a fazer e assar o pão. Agora vocês não vão comê-lo. Eu fiz tudo sozinha, e agora vou comê-lo com meus filhinhos”.


E foi o que a galinha ruiva fez...

Nenhum comentário:

Postar um comentário